sábado, 9 de janeiro de 2010

TV: O Teleimperialismo

A televisão já se tornou mais que um membro da família brasileira. Ela está em todas as casas, em todos os bares, em todos os apartamentos, etc. chegou a nossas casas como uma caixa quadrada que transmitia imagens e sons, e hoje é cultuada como uma deusa.

Todos os dias milhões de pessoas admiram seu poder, sua grandeza, sua onipresença. Ficamos maravilhados com seu conhecimento “erudito”. Ficamos emocionados com seu sentimentalismo barato. Ficamos vidrados em sua programação alienada. Somos todos seguidores de uma mesma religião: O Televisionismo!

É impressionante como ela mudou e ainda muda a cabeça das pessoas. Eu me lembro que, há uns treze anos atrás quando a televisão tinha acabado de chegar lá em casa e ainda era preto-e-branco, meus pais queriam que nossa família tivesse sempre as refeições com toda a família reunida na mesa de jantar. Por isso eles nunca deixavam eu comer na sala assistindo televisão.
Hoje, nossa família faz todas as refeições reunida... Só que reunida no sofá da sala, assistindo televisão. Ela já está tão dentro da minha vida que eu já me acostumei a discutir meus problemas sentimentais com o Tony Ramos. Minhas tardes de domingo seriam vazias sem o “Domingão do Faustão”.

A televisão faz verdadeiras lavagens cerebrais nas cabeças das pessoas. Nós ainda não percebemos o tamanho do seu poder de dominação. Viramos ‘“telespectadores-zumbis”.

Perdemos nossa capacidade de pensar. Um dia desses vi minha pobre irmã hipnotizada assistindo à “TV Xuxa”. Meu Deus! A que ponto chegamos? Mas o pior, o que corta o meu coração e enche meus olhos de lágrimas, é o que estão fazendo com nossas pobres crianças. Elas são obrigadas a assistir programas como “A Turma do Didi”, o que elas fizeram para merecerem isso? São forçadas a ver desenhos que filtram aos poucos sua capacidade cerebral.

Mas para tudo isso existe uma salvação! Eu descobri uma falha nesse sistema imperialista televisivo. Uma falha que pode significar uma salvação da humanidade. Essa falha somos nós adolescentes intelectuais! O sistema esqueceu de nós e isso foi um erro terrível para eles. Nós, jovens dotados de uma inteligência suprema, de um alto grau de intelectualidade (e de quase nenhuma humildade) temos que nos juntar para enfrentar o inimigo.E é por isso que eu convoco agora, meu exército de soldados capacitados, ou seja, lesados que usam óculos e não têm nada melhor para fazer do que ler livros ou escrever crônicas idiotas. Vamos todos juntos! Chegou a hora de mostrar que somos mais que cérebros inteligentes em corpos feios! Vamos salvar todos aqueles que até hoje só nos humilharam, nos enxotaram, nos enxovalharam, nos enlamearam, nos envergonharam...

Levantem à cabeça soldados! Mostrem seu valor! Mostrem que valeu a pena todos esses anos enfiados em livros e cadernos enquanto aqueles que hoje precisam de nossa ajuda se divertiam assistindo TV. Mostraremos ao sistema do que somos capazes. Vamos à luta agora. Vamos, soldados! Agora! Agora!

Epa!!! Quer dizer, agora não! Agora está na hora da minha novela...


Cícero Jailton de Morais Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário